segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cautela na velocidade


Eis a questão quando a rapidez é aplicada no sucesso dos negócios promissores. Muitos são aqueles que, hoje, chegam do trabalho e nem sequer dão um simples "boa noite". Ou até mesmo, quando o filho tenta compartilhar o seu dia e os pais também não têm tempo de escutá-lo. É comum os filhos serem criados pelas babás, donas de seus lares que também deixam suas casas e filhos para se sustentar cuidando dos filhos dos outros.

Me veio em mente escrever com base no texto de Martha Medeiros, intitulado "Velocidade Máxima", em que a discorre sobre a correria do cotidiano como um dos fatores para o mau desemprnho no trabalho e afirmando que são nas horas vagas que surgem as boas idéias e consequentemente o tão esperado sucesso profissional. Não é novidade que "workholics" não dispõem de tempo livre, sem experimentar sensações ditas maravilhosas de uma relaxante fim de semana com a família, ou numa praia, ou livre de preocupações ou o tão difícil ato de desligar seus celulares.

O capitalismo impõe o desejo descontínuo da conquista, competição e o consumismo exarcebado, os quais não substituem um terço da família, da saúde e muito menos da auto-estima. Quantos de nós adoramos não ter preocupações, receber um abraço, ter uma conversa descontraída com os amigos sobre assuntos supérfluos mesmo ou, no mínimo, o sorriso e o olhar de alguém que percebes que gosta de ti? A sensação de ser livre para falar o que quer, com quem quiser, como se estivesse em sua própria casa, sem requintes ou etiquetas fajutas.

Por tudo isso, retire o pé do acelerador, apenas diminua a velocidade e sinta a sensação do vento, aprecie a paisagem, seja ela qual for e veja beleza nas simples coisas. Viver intensamente é remédio contra o stress e a favor do mais importante ser essencial: você. Em busca de uma vida perfeita, meu caro? "A pressa é inimiga da perfeição". Ajuda? Então, use e abuse do seu dia, com moderação. Presencie momentos únicos e inesperados, os quais você nem eu mais nunca nos dedicamos. Tenha uma boa semana.

Um comentário:

Tiago M_ disse...

Muito massa teu texto, eu concordo plenamente e vejo que hoje em dia as pessoas vivem numa velocidade tao grande que deixam passar coisas tao agradaveis como o descanso.. tem gente que nao olha pra o ceu há tanto tempo que quando para pra ver as estrelas se adimira com sua beleza. Bom fds! =*